Turismo no Qatar: conheça 10 lugares para visitar em Doha

Turismo no Qatar

A capital do Qatar desponta como uma das cidades mais interessantes do ponto de vista turístico e cultural no Oriente Médio. De fácil acesso e famosa por sua hospitalidade, Doha reúne atrações culturais, naturais e compras em shoppings luxuosos. Neste post, mostramos 10 atrações imperdíveis de turismo no Qatar.

Leia também:
Como chegar no Qatar 
Visto e imigração no Qatar
Onde se hospedar em Doha (os melhores hotéis)


Turismo no Qatar: 10 lugares para conhecer em Doha


Souq Waqif

Um dos lugares mais importantes do Qatar, o Souq Waqif é o antigo mercado árabe e coração social e cultural do país. Suas ruas, becos e vielas revelam lojas de artesanato, ótimos restaurantes e todo tipo de mercadoria do mundo árabe. Um excelente lugar para aproveitar o fim de tarde e anoitecer em Doha.

Veja como visitar o Souq Waqif 

Como se vestir no Qatar Turismo no Qatar
Souq Waqif

Museu de Arte Islâmica

Um dos mais fascinantes museus do mundo árabe, o Museu de Arte Islâmica de Doha impressiona por dentro e por fora. Sua arquitetura arrojada, projeto do arquiteto Ieoh Ming Pei – o mesmo que projetou a pirâmide do Louvre em Paris – abriga uma das mais belas coleções de arte islâmica no mundo.

No acervo, peças vindas de diversos países no Oriente Médio, África, Europa e Ásia. Tapeçarias, pinturas, louças, porcelanas e muitas jóias, algumas da coleção particular da família Al Thani, governantes do Qatar.

Leia mais sobre o museu e veja como visitar

Turismo no Qatar
Museu de Arte Islâmica

Mia Park

Aproveite a visita ao Museu de Arte Islâmica para conhecer o MIA Park, o parque anexo ao museu. Construído em meio às águas do mar do Qatar, o parque oferece uma das melhores vistas da parte histórica de Doha de um lado e do moderno skyline da cidade em West Bay. Carrinhos de golfe fazem o percurso gratuito com visitantes, uma ótima solução para fugir do calor nos meses mais quentes.

Turismo no Qatar
MIA Park

Museu Nacional do Qatar

Ao lado do Museu de Arte Islâmica, o Museu Nacional do Qatar compõem a jóia arquitetônica e cultural do Qatar. O projeto do arquiteto francês Jean Nouvel é inspirado na “rosa do deserto”, uma formação mineral que ocorre debaixo das areias do deserto do Qatar, quando milhares de grãos de areia se unem criando uma formação mineral semelhante a uma rosa.

A construção com imensos discos intercalados abriga 11 galerias que contam a história do Qatar desde os primeiros povos que viviam no deserto como nômades, passando pela colheita das pérolas e o finalizando no descobrimento do petróleo e gás natural. Tudo imerso em uma experiência sensorial com muitas instalações multimídia de alta tecnologia.

Saiba como visitar o Museu Nacional do Qatar

Turismo no Qatar
Turismo no Qatar: Museu Nacional do Qatar

Corniche e passeio de barco

O Corniche é o grande ponto de encontro nos fins de tarde em Doha. O imenso calçadão a beira mar conecta a parte histórica da cidade ao lado moderno e futurista de Doha. Seus 7km de extensão ligam o Museu Nacional do Qatar aos prédios modernos de West Bay. 

Aproveite para fazer um passeio de barco nos tradicionais Dhows, barquinhos que eram usados na colheita de pérolas e hoje navegam pelas águas do mar do Qatar levando turistas e também qataris para um agradável passeio de fim de tarde.

Veja como fazer o passeio de barco

Onde se hospedar em Doha Turismo no Qatar
Passeio de barco

West Bay

Um dos cartões postais de Doha, West Bay reúne os mais modernos prédios do Qatar. Abrigando grandes hotéis como Hilton – o único com praia particular – grandes empresas, como a Qatar Petroleum, Qatar Airways e a rede de TV Al Jazeera. Aproveite o fim de tarde para passear por Westbay e se encantar com o show de luzes dos edifícios.

Turismo no Qatar
West Bay

Biblioteca Nacional do Qatar

A Biblioteca Nacional do Qatar ocupa um prédio de arquitetura moderna no centro da Education City (Cidade da Educação) de Doha. Um imenso campus que abriga algumas das mais importantes universidades de todo o mundo. 

A Biblioteca Nacional do Qatar guarda a mais importante coleção de textos e manuscritos da civilização árabe-islâmica do Oriente Médio, além de uma impressionante coleção de mapas, globos, instrumentos de cartografia e fotos históricas.

Veja como visitar a Biblioteca Nacional do Qatar

Turismo no Qatar
Biblioteca Nacional do Qatar

Katara Cultural Village

O Katara Cultural Village é um imenso complexo de cultura, religião, gastronomia e entretenimento. Inaugurado em 2010, o lugar reúne belos templos religiosos, como a mesquita azul e a mesquita dourada, toda revestida com pastilhas banhadas a ouro.

É no Katara Cultural Village que fica a sede da Orquestra Filarmônica do Qatar, que conta com um anfiteatro a céu aberto. Some a isso museus, restaurantes, praias e claro, shoppings! 

Destaque para o impressionante Katara Plaza, um centro de compras a céu aberto adornado com imensas esculturas de Cristal de Murano e com ar condicionado ao ar livre. 

Turismo no Qatar
Turismo no Qatar: Katara Cultural Village

The Pearl

A Pérola é um dos melhores exemplos de que no Qatar, dinheiro realmente não é um problema. O bairro que funciona como uma mini-cidade, foi construído em aterros que praticamente brotaram do mar. Sua geografia vista de cima remete a um colar de pérolas, para relembrar a antiga tradição da colheita de pérolas no Qatar.

Lá dentro o bairro é dividido em 10 distritos temáticos. O mais interessante é inspirado em Veneza e conta até mesmo com barquinhos que circulam pelos canais levando as pessoas entre as vilas. 

Como chegar no Qatar Turismo no Qatar
The Pearl

Mesquita Nacional do Qatar

Conhecida popularmente como Mesquita Nacional do Qatar, a Mesquita Imam Muhammad Ibn Abdul Wahhab é o principal templo religioso do Qatar. Uma construção colossal para até 30 mil pessoas, sua arquitetura tem a aparência de forte, com dezenas de cúpulas no teto e um imenso minarete que pode ser visto a longa distância. A noite, banhada em luzes brancas, a mesquita brilha no meio da areia do deserto do Qatar.

Veja como visitar a Mesquita Nacional do Qatar

Turismo no Qatar
Mesquita Nacional do Qatar

Reserve um passeio no Qatar



Outros artigos escritos por Fabricio Moura

Veja as regras atualizadas para entrar no Qatar

Após permanecer fechado desde o começo da pandemia do Covid-19, o Qatar...
Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *