Clima no Qatar: entenda as temperaturas no país

temperaturas do Qatar

Existe uma lenda que diz que o clima no Qatar beira o insuportável nos meses mais quentes do ano. Entretanto existem algumas particularidades a respeito do clima e das temperaturas do Qatar.

***

Localizado no Oriente Médio e banhado pelas águas do Golfo Pérsico, o Qatar é um país desértico. Onde o clima é quente e seco na maior parte do ano. No país, praticamente não existem as quatro estações do ano. Apenas os meses quentes que tomam boa parte do calendário e o período de temperaturas mais baixas e que ajudam a quebrar esse ciclo.

O pico do calor vai de março a outubro, onde os meses mais quentes são de junho a setembro. Nestes meses, a temperatura fica sempre acima dos 30°C, inclusive ao longo das noites e madrugadas.

No auge do calor, as temperaturas ficam facilmente acima dos 40°C, podendo chegar aos 50°C sem muita dificuldade. Quando a sensação térmica pode ir bem além disso. Realmente é uma temperatura insalubre.

Contudo, do fim de novembro a fevereiro as temperaturas são significamente mais baixas. No pico dos meses mais frios, o clima do Qatar muda bastante. As temperaturas podem chegar a mínimas de 10°C e com máximas de 20°C.

Qatar é um país desértico

Chove no Qatar?


O Qatar recebe em média 9 dias de chuvas por ano, com precipitações de 13,2 mm. Para servir de comparação, a média de precipitação na cidade de São Paulo é de 218 mm no mês de janeiro, o mais chuvoso do ano.

De fato, chove pouco no Qatar e as chances do visitante enfrentar um dia de chuva são mínimas. Entretanto, existem as tempestades de areia, um fenômeno muito comum em todos os países dessa região do mundo.


Como sobreviver ao calor do Qatar?


Pode parecer muito difícil viver com essas temperaturas a primeira vista, mas no Qatar, todos os lugares fechados possuem sistema de ar condicionado e alguns lugares abertos também. Como o Katara Plaza, o shopping center dentro do Katara Cultural Village que possui ar condicionado ao ar livre.

Em Doha diversas soluções foram empregadas para amenizar o calor, como as áreas verdes, a arquitetura das construções mais modernas e até um curioso asfalto azul, que ajuda a diminuir a temperatura, já que o asfalto tradicional absorve mais luz e calor.

Salvo algumas regiões como o Corniche – calçadão a beira mar – e o Souq Waqif, as pessoas não têm o hábito de caminhar a pé no Qatar. Justamente por conta do forte calor, praticamente todo mundo tem carro e a gasolina no Qatar é muito barata. E Doha claramente não foi pensada como uma cidade para pedestres ou ciclistas.

Souq Waqif

Clima do Qatar durante a Copa de 2022


A Copa do Mundo do Qatar acontecerá entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022. Será a primeira Copa da história que não acontecerá no meio do ano. E a razão dessa mudança no calendário é justamente por conta das altas temperaturas nos meses de junho e julho no Oriente Médio.

É esperado temperaturas médias de 25 graus durante as competições no Qatar. Contudo, vale salientar que todos os estádios da Copa serão equipados com sistema de ar condicionado, assim como todos os estabelecimentos comerciais no Qatar.


Minha experiência no clima do Qatar


Eu já estive algumas vezes em Doha, em meses quentes e também em períodos de temperatura mais amena. Em uma dessas viagens a temperatura chegou aos 42°C com sensação térmica de 48°C. Trata-se de uma condição insalubre e para se adaptar a essas temperaturas, os estabelecimentos comerciais de rua fecham por volta das 10h da manhã e voltam a abrir no meio da tarde.

No meio do dia, quando o calor atinge sua temperatura máxima, as ruas do Qatar ficam desertas. Apenas os carros e o transporte público cruzam as largas avenidas de Doha. Perto do fim da tarde as pessoas começam a surgir e ocupar a cidade em um interessante movimento.

Em outra ocasião eu visitei Doha no fim do inverno e a temperatura era muito agradável, 18 graus a noite. E será assim durante a Copa do Mundo do Qatar.


Outros artigos escritos por Fabricio Moura

Como usar o novíssimo metrô de Doha: passo a passo

A capital do Qatar dispõe de uma moderna rede metroviária que foi...
Leia mais

6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *