Qatar: que país é esse?

Como chegar no Qatar

Um país pequeno em território, porém gigante em superlativos. Um emirado que surgiu das areias da península arábica para se tornar o país mais rico do mundo e que se prepara para sediar a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio em 2022. Bem vindos ao Qatar!

O país ocupa uma área de 11.000 quilômetros quadrados, é um dos menores países e conta com uma população de 2.5 milhões de habitantes. Entretanto, 80% de sua população é de estrangeiros que migraram para o Qatar a trabalho.

Qatar
Orix: um dos animais símbolo do país

Um protetorado britânico que conquistou a sua independência em 1971, mas que já era governada há mais de 150 anos pela família Al Thani. Uma monarquia absoluta, hoje liderada pelo emir Tamim Bin Hamad Al Thani,  filho do monarca anterior, Hamad bin Khalifa Al Thani, que assumiu o trono em 25 de Junho de 2013 depois da abdicação do pai.

Antes da descoberta das reservas de petróleo, a principal economia do país era a pesca e a extração de pérolas. Porém, essa atividade entrou em declínio nos anos 20 e 30 com a introdução no mercado da pérola japonesa. 

Como chegar no Qatar Qatar
Doha

Mas a descoberta do petróleo dos anos 40 transformou a economia do Qatar e nos anos 70 o país descobriu a então maior reserva de gás natural do mundo. Hoje, o Qatar é dono da terceira maior reserva de gás, o que coloca o país como o mais rico do mundo de acordo com informações do Fundo Monetário Internacional.


Doha é a capital do Qatar


A capital do Qatar é o centro de tudo o que acontece no país. Uma cidade pujante e moderna, mas que não abre mão do seu passado. Fazendo um casamento perfeito entre passado e presente, mas sempre olhando para o futuro. Seja por lugares históricos como o Souq Waqif, o coração cultural e social do Qatar, ou pelos modernos edifícios de West Bay que ajudam a compor o icônico skyline de Doha.

Onde se hospedar em Doha Qatar
Doha

Com uma população de 1 milhão e 300 mil habitantes, a cidade é a porta de entrada para o país através do moderno Aeroporto Internacional Hamad, hub da Qatar Airways – a companhia aérea nacional – e uma das maiores empresas do mundo.

Banhada pelas águas cor de esmeraldas do Golfo Pérsico, Doha tem clima desértico. Com temperaturas que podem chegar a escaldantes 50 graus no verão e cair para 15 graus no inverno, quando acontecerá a Copa do Mundo do Qatar.

Qatar
Museu de Arte Islâmica de Doha

O islamismo é a religão 


O Qatar é um país de religião islâmica e mais do que uma religião, é um estilo de vida. A linha do islamismo seguida no Qatar é a sunita, a linha mais leve do islamismo. Desta forma, existem algumas regras importantes a serem seguidas ao visitar o Qatar, a maneira de se vestir é uma delas. 

Leia mais: Como se vestir no Qatar

Troca de carinhos entre casais, como beijos, abraços ou andar de mãos dadas, sejam casais heterossexuais ou homossexuais são estritamente proibidas no Qatar. O beijo entre homens árabes como cumprimento ou andar de mãos dadas como demonstração de respeito fazem parte da cultura local.

Qatar
Mesquita Nacional

O país proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas e em locais públicos. Para os ocidentais pode ser um choque descobrir que não existem bares no Qatar e restaurantes que não oferecem bebidas alcoólicas em seus menus.

consumo de bebidas alcoólicas no Qatar Qatar
Souq Waqif

Entretanto, o consumo de bebidas alcóolicas no país é permitido em poucos hotéis de redes internacionais de maneira controlada. Estrangeiros que vivem no Qatar possuem uma licença para a compra de bebidas alcoólicas respeitando uma quota mensal. 

Leia mais: Entenda as regras do Qatar para bebidas alcóolicas



Reserve um passeio no Qatar



Navegue pelas tags
Outros artigos escritos por Fabricio Moura

Consumo de bebidas alcóolicas no Qatar

É proibida, tanto a venda, quanto o consumo de bebidas alcoólicas no...
Leia mais

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *