Conheça as cidades sede da Copa do Qatar

As cidades sede da Copa do Qatar

Entre muitas características, a Copa do Mundo do Qatar também será conhecida como a copa da mobilidade. Em um pequeno país e com a proximidade das cidades sede, será possível assistir a mais de um jogo em cidades diferentes no mesmo dia. Conheça aqui as as cidades sede da Copa do Qatar.

***

As principais cidades como Lusail, Al Wakrah e Al Rayyan ficam a uma distância máxima de 20 km desde o centro de Doha. A exceção fica por conta do estádio de Al Khor, localizado a 50 km ao norte de Doha.

Em alguns casos, a distância entre as cidades sede é tão mínima, que basta cruzar uma rua para mudar de localidade, é o caso de Doha e Al Rayyan. 

E sendo a copa da mobilidade, a conexão entre as cidades e os estádios será feita pelo novíssimo metrô de Doha

Mapa das cidades sede da Copa do Qatar

As cidades sede da Copa do Qatar


Doha

A capital do Qatar também é a sua principal cidade. Importante centro comercial da região do oriente médio, Doha é a porta de entrada do país, seja para quem chega através do moderno porto ou do Aeroporto Internacional Hamad, hub da Qatar Airways, a companhia aérea nacional e uma das maiores e mais importantes companhias aéreas do mundo.

Estádios:

As cidades sede da Copa do Qatar
Al Thumama Stadium (imagem: divulgação)

Lusail

Na falta de mais uma cidade sede, o Qatar construiu a partir do nada uma moderna cidade onde já havia uma pequena vila de mesmo nome. Lusail será palco dos jogos de abertura e encerramento da Copa do Qatar. Construída com um investimento equivalente a 175 bilhões de reais, a cidade será o grande legado que a Copa do Qatar deixará para a sua população.

Estádio:

As cidades sede da Copa do Qatar
Lusail Stadium (imagem: divulgação)

Al Rayyan

Basta atravessar uma rua que separa Doha de Al Rayyan para mudar de município. Esta é a proximidade entre a capital do Qatar e uma das cidades sede e um dos mais importantes pólos esportivos do oriente médio.

A cidade onde vivem cerca de meio milhão de habitantes, com uma área de 893 km é também o maior município do Qatar em área.

Estádios:

As cidades sede da Copa do Qatar
Al Rayyan Stadium (Imagem: divulgação)

Al Wakrah

Distante 17 km de Doha, Al Wakrah foi fundada em 1828 e era um dos pólos de extração de pérolas do Qatar até os anos 40, antes da descoberta do petróleo. E para homenagear esta herança, o Al Janoub Stadium teve seu projeto inspirado antiga na atividade catari,  um projeto da premiadíssima arquiteta Zaha Hadid.

Estádio:

As cidades sede da Copa do Qatar
Al Janoub Stadium (imagem: divulgação)

Al Khor

Uma das mais antigas cidades do Qatar, Al Khor também é a mais distante de Doha. Cerca de 50 km separam as duas cidades. Fundada pela tribo Al Mohannadi, Al Khor também foi um dos pólos de extração de pérolas até os anos 40. Hoje a cidade é uma das bases para os trabalhadores do Campo do Norte, onde fica a terceira maior reserva de gás natural do mundo e já vive o rápido desenvolvimento por conta da Copa do Qatar.

Estádio:

As cidades sede da Copa do Qatar
Al Bayt Stadium

Reserve um passeio no Qatar



Outros artigos escritos por Fabricio Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *